O que é diagnóstico energético?
O diagnóstico energético é um estudo detalhado das ações que podem ser tomadas para melhorar a eficiência elétrica de qualquer unidade consumidora. Isso é feito por meio de uma análise que irá encontrar possíveis falhas, redundâncias ou oportunidades de melhorias dentro do sistema, de modo a sugerir soluções baseadas em uma hipótese dos resultados esperados. O diagnóstico é fundamental para elaborar um plano que irá determinar como serão feitos os gastos, pois é a partir dessa análise que são destacados os pontos mais importantes a serem tratados. Ele é essencial para justificar investimentos no projeto, já que descreve as ações a serem tomadas, recursos necessários e payback do projeto (ou RCB caso seja um projeto que utiliza o fundo do Programa de Eficiência Energética da ANEEL).
Equipamentos
O primeiro passo para qualquer diagnóstico elétrico é a análise dos equipamentos. Os motores, por exemplo, transformam energia elétrica em mecânica e são tão eficientes quanto a perda que acontece durante essa conversão. Por isso, o ideal é ter um motor cuja perda é mínima. Ela pode ocorrer por uma falha de fabricação do equipamento ou por um desgaste excessivo. Por isso, um diagnóstico energético visa avaliar a eficiência dos motores elétricos. O mesmo se repete com qualquer outro equipamento relevante.
Iluminação
O sistema de iluminação não é composto apenas pelas lâmpadas, mas sim por todos os elementos como por exemplo, os interruptores, reatores e o próprio espaço em si. O diagnóstico energético tem como principal objetivo identificar o maior número possível de oportunidades de economia, pois a iluminação, além de ser uma grande fonte de gastos, é um dos usos finais da energia em que é mais fácil implementar mudanças que visem aumentar a eficiência. Isso porque existem práticas bem simples que podem ser feitas para aumentar a eficiência sobre esse aspecto como aproveitar ao máximo a iluminação natural e a troca de lâmpadas por modelos que consumam menos energia.
Demanda e Consumo
Esse é um passo importante e ao mesmo tempo bem sutil do diagnóstico energético. O consumo de energia elétrica, especialmente em um estabelecimento comercial, está intimamente ligado à produção. Sendo assim, analisando o consumo e calculando a sua média, o diagnóstico pode determinar pontos em que o gasto foi maior do que o normal e possivelmente encontrar alguma falha ou oportunidade de melhoria. Já a demanda é o registro da potência que a empresa consome em determinado período. Para fazer esse estudo, é preciso coletar dados sobre a demanda energética a cada período mais curto possível. O objetivo desta medição é encontrar os horários de pico e alocá-los em momentos em que a demanda é menor, de modo a garantir uma tarifa menor. Existem diversos outros aspectos do diagnóstico energético, mas o objetivo principal é sempre o mesmo. Encontrar sempre possíveis melhorias no consumo de energia. E para mais uma opção de solução em energia elétrica com consumo eficiente, entre em contato conosco e consulte sobre os nossos geradores.